
Durante uma viagem ao Brasil, o jornalista Terrence McCoy, chefe de redação local do The Washington Post, compartilhou nas redes sociais uma experiência positiva no Brasil. McCoy surpreendeu-se com a gratuidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
McCoy e a família dirigiam por uma estrada em Paraty (RJ), quando as bagagens exigiram manuseio na parte traseira do carro e a abertura do porta-malas atingiu a cabeça do norte-americano. Após o acidente, ele recebeu atendimento completo e gratuito em um hospital público. Acostumado com o sistema de saúde dos EUA, um dos mais caros do mundo, McCoy ficou impressionado com a gratuidade.
"Eu estou no Brasil há seis anos e não tinha precisado do SUS até esse dia. Chamaram o SAMU e eu fui atendido. Passei seis horas em atendimento, sendo socorrido e fazendo exames. E tudo era de graça. Tomografia, raio-x, sutura. E a conta chegou a zero reais", relatou em vídeo nesta sexta-feira (4/7).
Conforme o jornalista, o acidente resultou em perda de sangue e sentidos. "Esse tipo de tratamento não existe nos EUA. Mesmo para as pessoas que possuem um convênio médico. Você vai precisar pagar uma conta por tratamento emergencial", destacou.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Nos comentários da publicação, alguns internautas aproveitaram para ressaltar os pontos positivos do Brasil. "Nosso País é muito bom. E os brasileiros têm o péssimo costume em supervalorizar os EUA e a Europa e menosprezar a sua própria pátria. Lamentável", desabafou um usuário. "Sempre tem um com síndrome de vira lata pra criticar o SUS, realmente não é perfeito mas se tiver uma urgência não passa perrengue", pontuou um segundo.
Ver essa foto no Instagram