Alerta

Exército Brasileiro alerta para golpe de falso concurso

Segundo a corporação, os anúncios enganosos costumam apresentar links suspeitos, utilizar indevidamente imagens e símbolos institucionais

Correio Braziliense
postado em 30/06/2025 15:27
A instituição também chamou a atenção para a disseminação de um site falso que promete a emissão de certificados militares -  (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A instituição também chamou a atenção para a disseminação de um site falso que promete a emissão de certificados militares - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Exército Brasileiro emitiu um alerta à população sobre a circulação de anúncios fraudulentos nas redes sociais que oferecem supostas vagas na instituição com salários de R$ 6.430, além de vale-alimentação de R$ 940.

De acordo com a corporação, os anúncios enganosos costumam apresentar links suspeitos, utilizar indevidamente imagens e símbolos institucionais — muitos deles produzidos com o uso de inteligência artificial — e prometem cargos militares com remuneração imediata. As publicações, que não possuem qualquer vínculo oficial com o Exército, solicitam pagamento de taxas por meio de transferências eletrônicas, como o PIX. 

Exército Brasileiro alerta para golpes com falsas promessas de vagas e certificados militares nas redes sociais
Exército Brasileiro alerta para golpes com falsas promessas de vagas e certificados militares nas redes sociais (foto: Reprodução/Exército Brasileiro)

A instituição também chamou a atenção para a disseminação de um site falso que promete a emissão de certificados militares. “É falso o site https://portalcertificados.site/certificado/. Esse site comete fraude ao enganar cidadãos que buscam a segunda via do certificado de reservista”, informou o comunicado.

Para evitar cair em golpes e garantir a segurança das informações, o Exército orienta que os cidadãos utilizem exclusivamente os canais oficiais para obter informações sobre alistamento, concursos e seleções. O Exército reforça que qualquer cobrança em nome da Instituição, especialmente por meios não oficiais como o PIX ou transferência bancária, é um sinal claro de tentativa de fraude.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
OSZAR »